Tuesday, March 03, 2009

"Para onde vai o meu amor,

Quando o amor acaba?

Já se perguntava Chico Buarque há dezenas de anos atrás. Se o mestre da MPB não soube responder essa questão, não vai ser eu quem vai sair com a fórmula. Mas como sou intrometida, me atrevo a tentar algumas especulações.

Pra começar, não afirmaria com tanta certeza que o amor acaba. Acho, sinceramente, que a única forma de deixar de amar, é nunca tendo amado. Não acredito que um sentimento desse porte possa simplesmente evaporar, de uma hora pra outra. Um belo dia você acorda e: - Puxa, que interessante, não amo mais!

O que acontece é que, às vezes, por um motivo ou por outro, você resolve que não quer mais sentir isso. E então começa aquele velho processo de superação, em que você se envolve com qualquer coisa capaz de ocupar mais de cinco minutos do seu tempo e aos poucos vai “sarando”, até que a gente pensa que acabou.

Mas ainda está lá. Está na sua experiência, na nova pessoa que você se tornou e até no seu novo amor. Está na sua forma de pensar, de reagir e nas suas expectativas. Ainda está presente, embora você não perceba. Porque tudo aquilo que a gente vive, é pra sempre.

Dessa forma, guardo em mim todos os amores que já tive e todos os que eu ainda terei. Da mesma maneira que pode se amar várias pessoas ao mesmo tempo, não se ama igual nenhuma delas. Não se cura um amor com outro, porque amar não tem cura! E mesmo se tivesse, eu preferiria não saber a fórmula.

No comments: