Sunday, March 08, 2009

A cidade que é minha


A melhor coisa de uma viagem é voltar pra casa. Isso dito por uma pessoa que tem o ato de viajar como prioridade na vida e cujo sonho é viver fora pode parecer um pouco incoerente. Mas na verdade é justamente o contrário. Eu tenho minhas origens e referências tão fortemente enraizadas que isso me dá segurança pra ir aonde eu quiser.


Acabo de passar alguns dias fora. Vi coisas incríveis e vivi experiências maravilhosas. Mas como é bom chegar em casa! Tudo aqui no Rio é tão familiar pra mim que me descansa a retina e me sinto em paz. Vou passando pelas ruas e tudo aquilo que vejo faz um pouco parte de mim. Aquele é o prédio em que eu trabalhei, ali foi a faculdade em que estudei. Foi nesse canto que parti pela primeira vez meu coração. E naquele banco ali eu dei o meu primeiro beijo.


E mesmo assim, amando o Rio e sim, tendo um orgulho enorme de ser brasileira, eu quero morar fora. Já tive oportunidade de conhecer alguns lugares e nada até agora me agradou tanto quanto aqui. Mas não é pelo lugar, é pela sensação. E pela certeza de que, dessa forma, a beleza e alegria que me envolvem aqui nunca se tornarão óbvias, e que eu sempre vou ter algum lugar para onde voltar.


No comments: