Sunday, June 07, 2009

Sobre pessoas fluidas

Sabe aquele ser que é tão cheio de si que a si só se basta? Ele vai sempre na dele, independente de onde isso for dar. Se quiser acompanhá-lo, ótimo, mas tem que ser de acordo com as suas regras. Se você não topar, azar o seu. Em geral, trata-se de pessoas enigmáticas e, justamente por isso, muito interessantes.

No entanto, esse tipo de gente, que tem ojeriza a dar satisfações e que preza a liberdade acima de tudo, acaba sendo vítima de uma prisão que eles criam sem nem perceber: a Solidão.
Quem vive num mundo assim, provavelmente nunca sofrerá com nada, nenhuma perda, afinal de contas, é incapaz de criar vínculos. Em compensação, nunca saberá como é bom confiar de verdade em alguém, como é bom se envolver, sem pensar no que está perdendo ou deixando de ganhar. Mas para isso é preciso coragem. Coragem pra se entregar, cair de cabeça, coragem pra fazer escolhas, e não querer equilibrar tudo e enrolar a todos, como se isso fosse possível.

Eu, por minha vez, me apego até a uma formiga. Sou, na verdade, o extremo oposto. Sou ansiosa e até um pouco neurótica, tenho mania de planejar e gosto de cultivar uma certa ilusão de controle sobre a minha vida. Está claro que não vejo nisso uma vantagem comparativa. Peco sempre pelo excesso. Em compensação, tenho amizades de 20 anos que com certeza durarão mais vinte anos. Meus amores foram vividos até a última gota e, algumas vezes, terminaram mesmo, em muitas e muitas gotas de lágrimas. E sim, eu sei que não é possível esperar que a vida siga sempre o rumo de um conto-de-fadas, mas um dia eu acerto!

No comments: