Sunday, February 15, 2009

Ou isto ou Aquilo

Decisões, decisões e mais decisões.

Acho que a gente percebe que cresce quando "decidir-se" se torna uma tarefa cada vez mais difícil.

Pra começar, durante muito tempo temos as nossas mães pra nos dizer o que fazer: - Tá na hora de fazer o dever de casa. - Come isso que faz bem. - Agora pode ir brincar. Depois vem a adolescência, quando tudo que fazemos é contestar. Por quê? Por quê? Por que? Até que finalmente conquistamos nossa tão sonhada "independência" e chegamos à fase adulta.

E agora, nesse momento, tenho que confessar que tudo que queria era voltar pra aba da saia da minha mãe e gritar: Ma-nhê, e e o que eu faço??? Ela me daria uma resposta e eu assumiria como verdade verdadeira, ficaria tranquila, sabendo que fiz a coisa certa. E pra ser sincera, foi exatamente isso que eu fiz, mas tudo que ouvi foi: - Isadora, isso você tem que decidir sozinha!!!! É o preço da independência.

Só que mais uma vez, ela está certa. Eu TENHO que decidir sozinha. Só eu posso saber o que é melhor pra mim nesse momento. Está na hora de eu viver a vida de Isadora, e não a vida que alguém planejou pra mim.

O problema é que escolher implica em perdas. Sempre. Mas também pode acarretar em ganhos. E como medir isso? Por mais que a gente bote tudo numa balança, quem vai viver a outra possibilidade pra saber como seria melhor? A vida que temos é uma só, sem direito a "tira-teimas" ou qualquer coisa parecida.

A verdade é que eu sei o que quero. Sempre soube. Só não contava que minhas escolhas poderiam não ser boas para outras pessoas. No Fantástico Mundo de Isadora, tudo dá certo e todos ficam sempre felizes e contentes. A questão agora é: Arrisco-me numa decisão que a Isadora no fundo quer, podendo eventualmente chatear outrem ou tomo a decisão segura que os outros querem e corro o risco de me chatear? Ou isto, ou aquilo.

Nessas horas sempre recorro ao poema que li quando tinha uns sete anos, mas até hoje é uma das mensagens mais sensatas que já ouvi:

Ou isto ou aquilo
Cecília Meireles

Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
Quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo dinheiro e não compro doce,
ou compro doce e não guardo dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

No comments: